quinta-feira, 26 de abril de 2018

Por que 26 de abril é o dia do goleiro no Brasil?


Por Jonathan Silva, jornalista do GC

Hoje, dia 26 de abril, é celebrado o dia do goleiro aqui no Brasil. A data é uma homenagem ao aniversário de Haílton Corrêa Arruda, o Manga, considerado um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro.

A ideia de criar data surgiu em 1975, através de uma iniciativa do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da escola de Educação Física do Exército. A principio, a data escolhida havia sido 14 de abril, após grande festa que reuniu goleiros e ex-goleiros no Rio de Janeiro.


Contudo, a partir de 1976, ficou estabelecida a atual data em homenagem ao celebre goleiro, na época campeão brasileiro pelo Internacional aos 39 anos.

Goleiro Manga em ação. Foto: Trivela


Manga nasceu em Recife, no dia 26 de abril de 1937. Começou sua carreira no Sport Recife,  em 1955. Aos 22 anos, transferiu-se para o Botafogo, clube onde escreveu uma sólida carreira. Manguita, como também era conhecido, também colocou seu nome na história do Nacional-URU e Internacional. Encerrou a carreira no Barcelona de Guayaquil, em 1981. Pela Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, como titular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário